13/08/2015

Circulando com sustentabilidade

A Casa do Boneco de Itacaré é uma associação de afro desenvolvimento que realiza suas atividades através de cinco programas/ações dos eixos de 1- Arte e Cultura Preta; 2-Educação Antirracista e Pedagogingas; 3-Apropriação Tecnológica e Comunicação Comunitária 4- Sustentabilidade/Turismo Étnico de Base Comunitária/Agroecologia; 5- Construção, Estruturação e Manutenção.

O programa de Sustentabilidade Comunitária diz respeito à organização dos processos de produção, comercialização e consumo solidário individual e coletivo em prol da soberania, alimentar, tecnológica, cultural, espiritual, política, do nosso povo (preto, indígena, assentado...). Uma das metas desse programa é a produção cultural, desta forma a CBI está circulando pela região e participando de eventos que fortaleçam e revitalize a arte, cultura e sustentabilidade comunitária do local.


No dia 01 de agosto, a CBI participou do evento "Arte na Praça", realizado em Itabuna, organizado por jovens universitários (Vanessa Fernandes, Brenno Varjão, Emely Andreia, Bruna Mascarenhas, Mirian Clara e Haísa Lima). O evento teve como principal objetivo unir e difundir a produção artística da juventude de Itabuna e Região, tendo em sua grade de exposição artística: música, poesia, fotografias, pinturas e artes em geral, aproximando a cultura da população em espaço aberto, sem grades e sem ingresso.  A ideia é que eventos como esse possam servir de porta de entrada para a produção artística da juventude da região cacaueira, permitindo que haja mais espaços culturais para que os cidadãos conheçam opções culturais.




















No dia 08 de agosto, a CBI participou do Sarau de Serra Grande, acontece todo segundo sábado do mês há cerca de 4 anos, tem o objetivo de gerar a integração cultural e fortalecer a comunidade de Serra Grande e região, atualmente o evento está abarcado pela Associação Cultural da APA Itacaré - Serra Grande, mas com o passar dos anos ele obteve uma força própria, fruto do fortalecimento da gestão comunitária local.


















Nesse sentido, a Casa do Boneco segue circulando seus produtos, materiais e serviços, através do empreendedorismo juvenil sustentável e fortalecendo ações com os eventos citados, que geram mobilização regional em torno da difusão artística e cultural. 

Um comentário:

Karen disse...

Gente linda! Parabéns pelo ação. Salve o movimento preto!
E detalhe: fico muito muito feliz quando vejo alguma mandalinha por odne vocês passam!! <3