sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Oficina de Construção de Bonecos Gigantes, com a Cia de Teatro de Bonecos Mãos

A Cia. de Teatro de Bonecos Mãos surgiu com a finalidade de realizar a circulação de atividades cênicas com foco no teatro de bonecos promovendo a contação, encenação e divulgação do teatro de bonecos.
Desde abril 1994, os Bonequeiros FATIMA ARAUJO, CLAUDIO CRUZ e ANTONIO JUNIOR, iniciaram este trabalho dando vida a dezenas de bonecos que se estende hoje à varias cidades da Bahia. O seguimento dos trabalhos da Cia. de Teatro de Bonecos Mãos alimenta o Ponto de Leitura Ouvindo e Contando Histórias e o projeto Circo a Céu Aberto com crianças e jovens da cidade de Itaberaba.
A Cia. de Teatro de Bonecos Mãos trabalha com varias técnicas de teatro de bonecos:
BONECO GIGANTE;
BONECO MASCOTE;
FANTOCHES EM PAPIER MACHÊ;
ESPUMA;
SUCATA;
FIBRA DE VIDRO;
PAPIETAGEM.
Divulgando essa arte nos variados seguimentos sociais, possibilitando ao publico cultura e entretenimento neste viés teatral que é “O Teatro de Bonecos”.
 No XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, a Cia oferecerá uma oficina onde trabalharão a confecção de dois bonecos gigantes em sucata e espuma, trazendo também a conscientização ambiental através da utilização de materiais reciclados que ganham vida, ao invés de serem descartados. 
PÚBLICO DESTINADO: à partir de 13 anos.

Vem pra cá, traz seus erês, vem pedagogingar!




Oficina de Grafiti, com Baga (Salvador)

Em 2001 conhecendo a Arte do Graffiti por meio de uma Revista, Hilton Oliveira (Baga como é conhecido nas ruas de Salvador) decide aprender essa Arte de rua que hipnotiza os jovens. Desde então o Artista Baga não parou mais, dedicando-se em seus trabalhos e estudos artísticos.
Nessa caminhada já passou por estados e Cidades como: Paraiba, São Paulo, Juazeiro do Norte, Pernambuco , Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Fortaleza. Observando seus trabalhos vemos que o Artista é bastante eclético,com uma visão liberta de padrões, técnicas ou até mesmo estilo.
Baga se destaca no cenário do Graffiti solterapolitano por suas obras serem ricas em detalhes e com cores vivas e contrastantes. Perfeccionista e dedicado no que faz, continua buscando cada vez mais evolução, tanto na arte como em vida.​
A oficina no XIII Caruru de Ibeji e as Pedagoingas foi pensada em duas etapas: A primeira será desenho observativo, letras e sombra projetada; a segunda será tom e sobre tom, pintura com lápis de cor e live paint com o Grafiteiro (Baga) mostrando técnicas e manuseio com a lata de spray.

PÚBLICO: de 10 à 16 anos.
Vem pra cá, vem pedagogingar!


Oficina Criativa Ka Naombo, com Adriana Ka Naombo Silva

O XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas recebem mais uma belíssima oficina para abrilhantar e estimular a criatividade dos nossos pequenos e pequenas: 

Oficina Criativa Ka Naombo: Criação livre, marcadores de páginas e enfeite de lápis.
Facilitadora: Adriana Ka Naombo Silva

Irmã de Patrícia. Juntas formam a Ka Naombo e confeccionam bonecxs espelhadas em Carlas, Marias, Joãos e quem tem coragem de levar na pele a cor da noite. Nesta Oficina, mostrará seu trabalho e ajudará as crianças a criar livremente a partir de seus espelhos.


"Eu sou a parte livre do Ka Naombo. Eu quem viajo; eu quem exponho; eu quem posso ir à praia para produzir. Mas eu e minha IRMÃ somos almas gêmeas."


"(...) quando estou bonecando a minha alma transcende de tal forma que tenho certeza que isso me dá equilíbrio."

PÚBLICO: Crianças a partir de 10 anos

VEM PEDAGOGINGAR, TRAZ SEUS ERÊS!


Oficina: Menina Bonita do Laço, do Torso e do Turbante | LEITURANÇA

Lançamento da nova Oficina do LEITURANÇA | CEPESAfro

Oficina Infantil de Torsos e Turbantes para crianças de todas as idades, até aquelas que já nasceram há muito tempo... É para meninas. Mas é também para meninos!

Facilitadoras:
Carol Cruz, Esteticista Afro formada pelo Ilê Aiyê, especialista em amarrações de torsos e turbantes e roupas, como forma de (re) afirmação e valorização da beleza afro, com ênfase na mulher preta.

''Turbante by Carol Cruz. Uso recomendado para rainhas''. Foto: Fafá Araújo


Carla Antelante, Pedagoga, Contadora de Histórias, curiosa das amarrações de torsos e turbantes afro.

''Leiturando''. Foto: Fafá Araújo
Achou que acabou??? Ainda tem mais!!!

Desfile Afro-Real
Participação de todxs que fizerem parte da Oficina Menina Bonita do Laço, do Torso e do Turbante | LEITURANÇA


Pedagoginga é educação, é afirmação, é tambor, ancestralidade, empoderamento!

Vem pedagogingar com a gente!