sexta-feira, 11 de julho de 2014

Projeto Três Pedrinhas- Ação Agroecológica

O Projeto Três Pedrinhas integra a caminhada de luta de três povos e três segmentos sociais que se pautam numa política de respeito à terra e à ancestralidade: indígenas, negros e assentados; numa perspectiva de união dos saberes tradicionais e a apropriação tecnológica, tendo a Educomunicação como suporte para criação de conteúdos pedagógicos.

Essa ação é resultante da Jornada de Agroecologia da Bahia, e da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica que une a trajetória desses povos como seus elos. As ações acontecerão através de ciclos de formação, intercâmbios, produção e difusão de conteúdos nas localidades onde haverão os Trechos: Assentamento Terra Vista (Arataca-BA), Casa do Boneco de Itacaré (Itacaré-BA) e Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu (Pau Brasil- BA).

As atividades englobam desde a transmissão do saber através da oralidade com a roda de conversa com mestras e mestres, como também as práticas do trabalho manual de plantio nas hortas, na construção de instrumentos, nas danças e nos rituais, na produção radiofônica, audiovisual e impressa. A integração desses saberes e fazeres potencializam a construção de um modo de vida que alia sustentabilidade e ancestralidade, e esses conteúdos produzidos atuarão como aparatos pedagógicos para intervenções nas escolas dessas comunidades, e circularão em todos os elos da Teia.

O primeiro trecho acontecerá de 01 à 03 de agosto no Assentamento Terra Vista, com a abordagem: ''A cultura do partejar e das ervas sagradas: tradição ancestral das mulheres negras e indígenas''. A inscrição deve ser feita através do e-mail: 3pedrinhas@gmail.com.

Veja o trailer do projeto no link:
https://www.youtube.com/watch?v=Dt77A6ivpH8