domingo, 1 de junho de 2014

II SEMINÁRIO RESPEITEM NOSSO RESGUARDO

Pela defesa e Organização do Povo de Santo!


Aconteceu no dia 12 de janeiro de 2014 a 2ª edição  do seminário pela defesa e organização do povo de santo ‘‘Respeitem Nosso Resguardo’’, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Coma participação do nosso grandíssimo Mestre Jorge Rasta representando a resistência do povo de santo.
Ao lado das Yalorixás Jaciara Ribeiro e Neci Santos Leite, do historiador Marcos Rezende e do músico Ricardo Andrade, foram discutidas as formas como se dá o racismo institucional, pincipalmente das instituições de ensino superior, quando não existe conhecimento devido para com as religiões de matriz africana nem tampouco o respeito pelas suas práticas ancestrais, como o Resguardo.
O seminário foi organizado pelo Núcleo Akofena, lideranças comunitárias, estudantes e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia adeptos do candomblé e por variados setores do povo de santo da cidade de Cachoeira-BA, sendo realizado no Terreiro Guarani de Oxóssi.

É lamentável que ainda nos dias atuais tenhamos que nos preocupar em resistir por um direito que é nosso, lutar para que nossas práticas ancestrais, religiosas e culturais não sejam extintas, pois somos alvos constantes de insultos e agressões, mas o lema do povo preto é RESISTIR, e segundo Jorge Rasta: REAGIR!







Orunmilá


Òpitan Ìfé,Gbàiyégbòrún,Ibìkéjì Olódúmarè!
O historiador de Ifé, aquele que habita o céu e a terra, o vice de Deus(Oxalá)


Na palavra do Mestre...

“Em cada novo sorriso de nossas crianças renascemos...”

Renascemos juntos, e para uma eternidade no dia 23 de março de 2014, domingo ás 10 horas com o nascimento de Orunmilá o mais novo pequeno Rei de nosso Ylê D'Erê  da Casa do Boneco de Itacaré. Filho de Preta Ashanti e Glauber Elias...Orunmilá nasceu com 50 cm e 3,290 Kg e com uma carga energética positiva assentada na ancestralidade Africana, na cultura dos terreiros de candomblé dos  batuques e sambas que nos conectaram. E com todo mel da Oxum traz a paz para terra,sem falar no carinho mútuo de uma família Preta, e de fundamentos espirituais fortemente afrocentrados...Agora crescemos juntos com ele a cada dia fazendo um mundo mais do nosso jeito...
Trazendo ainda mais conhecimento e sabedoria

Contamos com a força tradicional da nossa querida parteira Val
com banhos e  cantos e muita energia boa e ensinamentos ancestrais, sem falar na paciência que a mesma emana...

De forma natural e humanizada  preparamos nossa casa para a chegada do nosso mais novo Curumim.

Só agradecer !

Kalofé Nzambe