21/12/2014

Carta final da III Jornada de Agroecologia da Bahia propõe novas articulações de luta




 
Terminou no domingo, 7 de dezembro, a III Jornada de Agroecologia da Bahia. Desde o dia 4, estiveram reunidas cerca de 1200 pessoas no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), para debater “Sementes, ciência e tecnologia agroecológica para mudar a realidade das comunidades no campo e na cidade”.


Assim como as edições anteriores, a III Jornada foi uma construção da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica e seus diversos elos, os quais integram quilombolas, indígenas, assentad@s, estudantes, movimentos sociais, mestres e mestras de distintas tradições.




A programação contou com oficinas e mini-cursos articulados por diversos movimentos sociais, coletivos e instituições de educação. Cada dia foi marcado por uma mesa interativa, debatendo a Agroecologia e sua relação com as sementes, a ciência, a transformação da sociedade, a educação, governança e a luta de classes.






 Além dos espaços de formação política, a Jornada também contou com momentos vivenciais e culturais, como a Ciranda Infantil, místicas, shows e atividades espontâneas e auto-organizadas pel@s participantes, como os torés indígenas, o encontro de mulheres e a roda de capoeira.





Plantando o Baobá

Após três dias intensos de debates, a Teia Agroecológica produziu coletivamente a Carta da III Jornada de Agroecologia da Bahia, aprovada na plenária final de domingo. Entre os diversos temas abordados, a Carta afirma a necessidade de unificação da agenda de lutas, a descriminalização dos movimentos sociais, modelos comunitários de produção agroecológica, o enfrentamento da opressão de gênero e a autonomia política frente aos poderes constituídos.






Algumas reflexões da Jornada, assim como a Carta Final, estão no blog:www.jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.

O registro fotográfico realizado pela Brigada Audiovisual dos Povos está disponível no link: https://www.flickr.com/photos/122585244@N05/sets/72157649311784327/page3/


Contato: jornadadeagroecologiadabahia@gmail.com

Nenhum comentário: