03/06/2014

Mestrado de Say


Casa do Boneco de Itacaré: Gestão do conhecimento e comunidade de prática numa perspectiva de ancestralidade
Esse foi o tema do projeto de pesquisa da mestranda Sayonara Malta sob orientação do professor Fábio Ferreira, do curso Gestão Social e Desenvolvimento – GIAGS/EAUFBA, que aconteceu no dia 28 de março de 2014. Com tema proposto e aprovado, a pesquisadora contou a trajetória e memória ancestral da nossa casa, como modelo de educação reapropriadora das matrizes africanas e indígenas e praticantes de conteúdos reconhecidos como pedagogingas.
Mesa composta por Mestres das Universidades Estadual e Federal da Bahia como as Drª Claudiane Waiandt e Francisca de Paula e a presença do nosso Mestre popular Jorge Rasta, motivo de representação e orgulho para todos da casa, afinal um dos nossos lá dentro, falando de nós para nós e para o mundo!
“...O conceito de comunidade de prática e gestão do conhecimento se apresentou para essa pesquisa como o caminho mais apropriado para dar conta dos processos auto organizativos da população negra que, de modo geral, ocorrem a partir de uma longa trajetória de resistência por sobrevivência física e cultural para resguardar memorias ancestrais. Nesse sentido, o conceito de comunidade de prática escolhido aqui, reflete o interesse em evidenciar nesse estudo, formas organizativas sociais que defendem a solidariedade, o diálogo, o compartilhamento e a experiência interativa, que são elementos muito característicos da cosmovisão africana e quilombola.”









Nenhum comentário: