01/06/2014

II SEMINÁRIO RESPEITEM NOSSO RESGUARDO

Pela defesa e Organização do Povo de Santo!


Aconteceu no dia 12 de janeiro de 2014 a 2ª edição  do seminário pela defesa e organização do povo de santo ‘‘Respeitem Nosso Resguardo’’, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Coma participação do nosso grandíssimo Mestre Jorge Rasta representando a resistência do povo de santo.
Ao lado das Yalorixás Jaciara Ribeiro e Neci Santos Leite, do historiador Marcos Rezende e do músico Ricardo Andrade, foram discutidas as formas como se dá o racismo institucional, pincipalmente das instituições de ensino superior, quando não existe conhecimento devido para com as religiões de matriz africana nem tampouco o respeito pelas suas práticas ancestrais, como o Resguardo.
O seminário foi organizado pelo Núcleo Akofena, lideranças comunitárias, estudantes e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia adeptos do candomblé e por variados setores do povo de santo da cidade de Cachoeira-BA, sendo realizado no Terreiro Guarani de Oxóssi.

É lamentável que ainda nos dias atuais tenhamos que nos preocupar em resistir por um direito que é nosso, lutar para que nossas práticas ancestrais, religiosas e culturais não sejam extintas, pois somos alvos constantes de insultos e agressões, mas o lema do povo preto é RESISTIR, e segundo Jorge Rasta: REAGIR!







Nenhum comentário: