quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Projeto O Direito é Humano!

Capa da primeira edição do jornal Ori
Leia a edição completa em jornalori.wordpress.com

Dani Nega Jeje e Preta Ashanti na Feira de saúde do Bairro Santo Antonio


Com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, está sendo promovido pela Casa do Boneco ações de produção colaborativa de jornal comunitário, debates e feiras de saúde.
O Jornal Ori (Oficina de Reportagem de Itacaré) foi lançado com ampla aceitação e repercussão no município no último mês de novembro, garantindo pra cidade um veículo de comunicação de qualidade pautado na ótica comunitária e étnico racial, com foco nos direitos públicos.
Articulado com o Jornal, os debates e as feiras pretendem trazer para as comunidades negras de Itacaré atividades de mobilização em prol de informações necessárias sobre o direito à saúde da população negra, tendo em vista que esse é um dos direitos mais usurpados em nossa região.
No final de 2011 aconteceu a feira de saúde no Bairro Santo Antonio e o debate de Saúde da População Negra na Câmara de Vereadores de Itacaré com ampla repercussão através da FM Itacaré.
Vacinação na Feira de Saúde
Sandra Brasil, doutoranda em Saúde comandando o debate de saúde da população negra na Camara de Vereadores

Say Adinkra entrevistando Suely Carvalho: Parto natural é a próxima matéria de capa do Jornal Ori


Rota de Escambo Baobá

A rota de escambo baobá pretende-se enquanto uma articulação de conhecimento,consumo, produção colaborativa, coletiva auto-gestionada e solidária da Rede Mocambos articulando afro empreendimentos solidários em diferentes lugares do país.

Foram mobilizados os núcleos de formação continuada da rede mocambos dos estados Bahia, Sao Paulo, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão e Piauí.Foram executadas ações práticas apenas na articulação e colaboração com diferentes coletivos da Rede Mocambos, projetando para o próximo semestre as ações de comercialização e práticas colaborativas de produção, escambo e venda em rede.

Também está sendo construído um amplo diálogo com coletivos ligados a Federação Nacional de Economia Solidária, a Colivre, o Iteia, o TEIA e o Noosfero, existindo assim uma construção de convergência de inciativas premiadas pelo economia Viva e /ou que estão construindo e se dedicando à mesma pauta da economia da cultura colaborativa, para construção de uma ferramenta comum que sirvam ás plataformas de comercialização

Nesse sentido, a articulação maior envolve a Rede Mocambos e Federação Nacional de Economia Solidária, a Colivre, o Iteia, o TEIA e o Noosfero, em 2012, as ações entre redes estarão centradas na experimentação da convergência de ações a partir da tentativa de um sistema federativo entre as redes que permitirá que as pessoas com suas iniciativas produtivas e de serviços interajam, colaborem e troquem entre si

Confira o vídeo do GT Rota de Escambo em Itacaré: http://www.youtube.com/watch?v=z3OJEMnlSNg&feature=youtu.be