segunda-feira, 12 de setembro de 2011

X Cauru de Ibejis da Casa do Boneco de Itacaré!

No último 02 de outubro Itacaré foi novamente sacudida pela energia do tambor e do dendê, o X Caruru de Ibejis reafirma a tradição dos orixás das crianças, uma grande festa para doar batuque, brincadeira. comida em abundancia e confraternização entre famílias negras e tantas outras que pactuam dessa energia afro.
Nesse Caruru, cerca de 400 pessoas estiveram na festa, que começou com o cortejo afro saindo da banca do peixe e teve participações bastante especiais: Griô Morenito, Don Perna da Rede Mocambos, MC Caspa e Kiko, Baga, Preta Lia de Vitória da Conquista, as matriarcas Mãe Júlia e o cortejo do Terreiro de Nanã, Dona Guiomar e os fotógrafos Fafá Araújo e Mário Nogueira. A festa fossim, o encontro entre diferentes linguagens de matriz africana, a tradicional, com fundamento do candomblé e a contemporânea, com a linguagem do hip hop, envolvendo a juventude e as crianças num clima de musica, grafite, atitude e ideologia.






























Instalada sessão do MNU em Itacaré

Com a presença de Reginaldo Bispo, da coordenação nacional do MNU, Consuelo Gonçalves e membros do MNU de Itabuna e Ilhéus, foram realizados os dois primeiros encontros do pré congressuais, que deflagram a instalação de uma sessão do MNU na Casa do Boneco e dissemina entre professores, quilombolas e artistas a possibilidade de novas sessoes. Os encontros realizados entre 08 e 12 de setembro tiveram como finalidade discutir a conjuntura nacional e internacional, o estatuto do MNU e a tese congressual, além de encaminhar as filiações.
A expectativa é conseguir fortalecer e ampliar o movimento negro nacional e local, para uma organização mais precisa e atuante frente aos inúmeros ataques do racismo em nossa sociedade que ameaça a soberania do povo negro no país.

Intervenção da Pedagoginga atinge o IF Baiano campus Itapetinga


Como semente de baobá se espalhando, depois da oficina em Uruçuca, as professoras Rose e Izanete do campus Itapetinga, mobilizaram os professores por um encontro definidor de rumos da educação anti racista no IF Itapetinga.
A oficina por um pedagogia anti racista na verdade, é uma grande encontro de diálogos de experiencias, dores, sonhos e estratégias. Permite aflorar problemáticas sociais, educacionais, religiosas e emocionais das trajetórias das pessoas e do instituto, além de ser um grande espaço provocador para uma reflexão mais profunda sobre o racismo na sociedade brasileira e a importancia da aplicação da lei 10.639.
Com esse primeiro encontro, se faz um rascunho onde se desenha um caminho inicial para a instituição avançar numa agenda tão necesária e urgente para a população brasileira e um modelo de sociedade de fato, mais democrático.
As expectativas são sempre as melhores possíveis!

Parceria Casa do Boneco e IF Baiano dando bons frutos e boas mudas!

A Casa do Boneco e a Fazenda Quilombo D'Oiti, em parceria fruto de um acordo de cooperação com o IF Baiano Campus Uruçuca, realizou no mês de agosto uma aula de extenção na fazenda. O Objetivo foi envover o aprendizado prático de alunos do curso técnico agrícola num espaço diferenciado e comunitário, de modo que o saber fosse partilhado também com a comunidade e gerasse uma vivencia importante de ação social com os estudantes.
Para a fazenda, além do aprendizado, as hortas suspensas feitas em bambu e com garrafas pets, vão contribuir com a produção orgânica de nossos próprios alimentos para consumo próprio e uso no restaurante.