26/02/2011

Escambo Cultural

A Kubongola tem continuidade através do Escambo Cultural, um conjunto de trocas que está envolvendo a Casa do Boneco e o Grupo Canadense Os Construtores Verdes. Com o Apoio da Eco Vila Piracanga, do bio contrutor Ronaldo Rodrigues , o grupo canadense iniciou em mutirão a construção de um banheiro seco e de uma cisterna de captação de água da chuva.
Ao longo de 8 dias, o coletivo reunido da Fazenda Quilombo D Oiti estará certamente diante de muito trabalho de culinária, limpeza, de oficina, de construções, mas sobretudo de aprendizados, de ampliação de apropriação cultural e tecnológica dos grupos envolvidos.
O modelo de evento colaborativo, que se baseia necessariamente nas trocas que geram intervenções, tem ganhado importância significativa nos trabalho da Casa do Boneco, diminui-se a quantidade, aumenta-se a qualidade, são eventos que se diluem pelo cotidiano, que ecoam ancestralidades e novamente nos remete à interdependencia de saberes, pessoas, contextos: Refaz caminhos de África, de um mundo mais do nosso jeito, de desconstrução do convencional e midiático.

A Fazenda Modelo, apesar de ter sido inaugurada há pouco mais de um ano e já atender eventos e receptivos turísticos, é um espaço ainda em construção, O escambo cumpre mais uma etapa, que além de promover a troca, deixará mais duas benfeitorias prontas: o banheiro seco e a cisterna de captação de água da chuva, cumprindo nossos objetivos internos de valorizar e focar nossas construções em critérios ecológicos que possam colaborar com nossa educação interna e com nosso processo de difusão de saberes que contribuam com a educação de outros grupos.


O Quilombo D'Oiti não é apenas um espaço de turismo étnico, mas sobretudo um centro de desenvolvimento afro organizado e pensado para promover desenvolvimento comunitário de comunidades tradicionais, visa um amplo processo de trocas, intercâmbios e aprendizados. Sonha com uma eco vila, escola comunitária e produção agrícola agro ecológica e está no caminho dessa conquista...

Nenhum comentário: