segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Respeitem Meus Cabelos, Brancos!

Respeitem meus cabelos, brancos
Chegou a hora de falar
Vamos ser francos
Pois quando um preto fala
O branco cala ou deixa a sala
Com veludo nos tamancos




Cabelo veio da áfrica
Junto com meus santos







Benguelas, zulus, gêges
Rebolos, bundos, bantos
Batuques, toques, mandingas
Danças, tranças, cantos
Respeitem meus cabelos, brancos





Se eu quero pixaim, deixa
Se eu quero enrolar, deixa
Se eu quero colorir, deixa
Se eu quero assanhar, deixa
Deixa, deixa a madeixa balançar

Composição: Chico César

Oficina de Papel Machê.



A Casa da Memória, em parceria com a Casa do Boneco e apoio da Petrobrás, realizou no último 06 de setembro, uma integradora e inspiradora oficina de Papel Machê com o coordenador e educador popular da Casa do Boneco Jorge Rasta.


Nesse evento, marisqueiras do quilombo urbano Porto de Traz, eram o público alvo, mas o resultado foi que naturalmente, sem nenhuma programação crianças e jovens, trazidos com a mães e integrados aos meninos e meninas da Casa, formaram um grupo diverso que se integraram com facilidade no prazer do artesanato.


Segundo Jorge Rasta, o objetivo da oficina é muito mais o de despertamento e inspiração para as possibilidades de atuação com artesanato de machê. "Ninguém vira artesão da noite pro dia por que conheceu a tecnica e produziu algumas peças, o trabalho de artesão para ser reconhecido e valorizado é tão árduo como de qualquer outro, precisa de muita prática, criatividade e dedicação"

A técnica do Machê também colaborou com a formação em educação ambiental por difundir as técnicas da reciclagem do papel, o uso de cola orgânica, assim como a visualização prática de um artesanato onde a matéria prima substitui em estética e resistência até 70% do que seria utilizado por madeira em objetos de artesanato.

A motivação do grupo antes e depois do trabalho surpreendeu, quando houve o extrapolamento do tempo da oficina e a solicitação coletiva de continuidade das ações.

A próxima oficina acontecerá no sábado a tarde, 13 de setembro, aqui na Casa.

Conheça coleção de roupas em estilo afro e se inspire!

As roupas são étnicas e contemporâneas.Conheça!!!
Acesse: baobabrasil.blogspot.com