08/09/2008

Oficina de Papel Machê.



A Casa da Memória, em parceria com a Casa do Boneco e apoio da Petrobrás, realizou no último 06 de setembro, uma integradora e inspiradora oficina de Papel Machê com o coordenador e educador popular da Casa do Boneco Jorge Rasta.


Nesse evento, marisqueiras do quilombo urbano Porto de Traz, eram o público alvo, mas o resultado foi que naturalmente, sem nenhuma programação crianças e jovens, trazidos com a mães e integrados aos meninos e meninas da Casa, formaram um grupo diverso que se integraram com facilidade no prazer do artesanato.


Segundo Jorge Rasta, o objetivo da oficina é muito mais o de despertamento e inspiração para as possibilidades de atuação com artesanato de machê. "Ninguém vira artesão da noite pro dia por que conheceu a tecnica e produziu algumas peças, o trabalho de artesão para ser reconhecido e valorizado é tão árduo como de qualquer outro, precisa de muita prática, criatividade e dedicação"

A técnica do Machê também colaborou com a formação em educação ambiental por difundir as técnicas da reciclagem do papel, o uso de cola orgânica, assim como a visualização prática de um artesanato onde a matéria prima substitui em estética e resistência até 70% do que seria utilizado por madeira em objetos de artesanato.

A motivação do grupo antes e depois do trabalho surpreendeu, quando houve o extrapolamento do tempo da oficina e a solicitação coletiva de continuidade das ações.

A próxima oficina acontecerá no sábado a tarde, 13 de setembro, aqui na Casa.

Nenhum comentário: